A EQUIPA TATÔ

O Programa Tatô é o resultado do trabalho e dedicação de mais de 80 pessoas, entre membros das comunidades locais, jovens recém licenciados, técnicos nacionais e internacionais.

Conheça em baixo a nossa equipa de coordenação!

Conheça a nossa equipa de Coordenação.

Jorgino (Martinho Rosa)_Micoló_edited.jp

Martinho Rosa

Assistente de Supervisão de Monitorização de Praia

Conhecido por Jorgino, pescador e residente na comunidade de Micoló tem sido um dos pontos focais do Programa Tatô na sua comunidade há mais de 15 anos. A sua larga experiência técnica e espírito conservacionista tem sido crucial para a diminuição da captura e comercialização de tartarugas marinhas na nossa comunidade, bem como a consciencialização por parte da população. Hoje em dia, é um dos responsáveis pela supervisão das equipas de agentes locais de monitorização das praias e cofundador do Associação Programa Tatô.

Antunes Pina

Assistente de Coordenação

Biólogo formado pela Universidade de São Tomé e Príncipe nasceu em São Tomé. Fez o seu primeiro estágio com o Programa Tatô em 2018, acompanhando todas as atividades desenvolvidas pelo programa de conservação. Rapidamente destacou-se pelo seu profissionalismo, criatividade e capacidade de comunicação, integrando a equipa técnica do Programa Tatô em 2019. Atualmente é Animador de Educação Ambiental e Sensibilização, responsável pelo desenvolvimento das ações de sensibilização e de educação ambiental nas escolas e nas comunidades costeiras da Ilha de São Tomé.

73139664_1176222805911082_84401685584024
IMG_4583.JPG

Venceslau

Assistente de Campo

Formado em Contabilidade e Administração, adquiriu experiência na preparação e análise de registos financeiros e na prestação de serviços como assistente financeiro e logística numa empresa de contabilidade líder nacional. Envolveu-se em vários projetos de redução de pobreza e inclusão social com a ONG Humanity First, quando em 2019 decidiu participar num estágio de 6 meses com o Programa Tatô. Durante o estágio, percebeu que a conservação da biodiversidade poderia ser um grande aliado na luta contra a pobreza, tornando-se um membro da equipa, como responsável de contabilidade e logística do Programa Tatô em São Tomé.

Formado em Contabilidade e Administração, adquiriu experiência na preparação e análise de registos financeiros e na prestação de serviços como assistente financeiro e logística numa empresa de contabilidade líder nacional. Envolveu-se em vários projetos de redução de pobreza e inclusão social com a ONG Humanity First, quando em 2019 decidiu participar num estágio de 6 meses com o Programa Tatô. Durante o estágio, percebeu que a conservação da biodiversidade poderia ser um grande aliado na luta contra a pobreza, tornando-se um membro da equipa, como responsável de contabilidade e logística do Programa Tatô em São Tomé.

Assistente Administrativo e Financeiro

Wilson Das Neves

IMG_4583.JPG
Amilcar_Santana.jpg

Martinho Bobô

Chefe de Equipa

São Tomé

Conhecido por Amílcar, pescador e residente na comunidade de Messias Alves, há 15 anos que tem sido um dos pontos focais do Programa Tatô na sua comunidade. A sua dedicação e experiência na monitorização das tartarugas marinhas e de mediação de conflitos foi crucial para acabar por completo a matança de tartarugas marinhas na sua comunidade. Hoje em dia, é responsável pela supervisão das equipas de monitorização de Santana e Água Izé e cofundador da Associação Programa Tatô.

Carlitos_Micoló.jpg

Carlos Penhor

Chefe de Equipa

São Tomé

Residente na comunidade de Micoló tem sido um dos pontos focais do Programa Tatô na sua comunidade há mais de 15 anos. A sua larga experiência técnica e espírito conservacionista tem sido crucial para a diminuição da captura e comercialização de tartarugas marinhas. Hoje em dia, é um dos responsáveis pela supervisão das equipas de monitorização de Micoló e Fernão Dias e cofundador do Associação Programa Tatô. Para além das tartarugas marinhas tem grande experiência na observação de cetáceos.

Gilberto_Santana.jpg

Gilberto Mendes

Chefe de Equipa

São Tomé

Residente na comunidade de Santana, há 10 anos que faz parte do Programa Tatô. Foi militar e hoje é pescador e também possui uma carreira artista como cantor e actor de Tchiloli. Hoje em dia, é responsável pela supervisão das equipas de monitorização de Santana e Água Izé e cofundador da Associação Programa Tatô.

Agro-economista especialista em ambiente e pesca com mais de 15 anos de experiência profissional em gestão de projetos de conservação da natureza e gestão sustentável de recursos naturais em África. Com uma experiência profissional bastante alargada, desde a gestão de áreas marinhas protegidas, gestão participativa das pescas, adaptação às mudanças climáticas, gestão integrada da zona costeira, educação ambiental e avaliação de impactos ambientais, além de cofundador da Associação Programa Tatô, tem prestado um apoio fundamental ao crescimento da Associação enquanto Conselheiro Técnico.

Conselheiro Técnico

Frédéric Airaud

casamento_betânia&frédérick_fabioazanha-
IMG_6188_edited_edited.jpg

Victor Jiménez Guri

Responsável Criativo

Designer gráfico e artista plástico nascido em Barcelona. Em 2012 decidiu participar num programa de voluntariado de conservação de tartarugas marinhas em Cabo Verde. Aqui, os seus projetos e experiência profissional, cruzaram-se com especialistas da conservação marinha. Desde o 2013 que está baseado em São Tomé, e desenvolve trabalhos ligados à conservação das tartarugas marinhas e desenvolvimento comunitário. Atualmente é cofundador e Responsável Criativo da Associação Programa Tatô.

581965_332312536857848_1803099133_n_edit

Hipólito Lima

Supervisor de Monitorização de Praia

Mais conhecido pelo Pai das Tartarugas Marinhas de São Tomé e Príncipe, está envolvido em programas de conservação de tartarugas marinhas há mais de 20 anos e é um dos fundador da Associação Programa Tatô. Hoje em dia é responsável pela supervisão dos agentes locais de monitorização das principais praias de desova de tartarugas marinhas na Ilha de São Tomé, no âmbito do Programa Tatô.

IMG_1188_br.jpg

Betânia Ferreira

Diretora

Bióloga Marinha, há cerca de 20 anos que está empenhada na conservação das tartarugas marinhas e que vem desenvolvendo e coordenando projetos de pesquisa e conservação em diversos lugares no mundo, como Omã, Brasil, Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau. Desde 2014 que colabora com o Programa Tatô em São Tomé e Príncipe e atualmente é cofundadora, Presidente da Direção e Diretora da Associação Programa Tatô.

IMG_2696_edited.jpg

Sara Vieira

Coordenadora Científica

Bióloga Marinha, tem mais de 10 anos de experiência na conservação das tartarugas marinhas, como técnica, pesquisadora e educadora ambiental, em projetos de base comunitária em África e na América Central. Desde 2014 que coordena o projeto de conservação de tartarugas marinhas em São Tomé e atualmente é cofundadora, vice-presidente da Direção e Coordenadora Técnica da Associação Programa Tatô.

Bióloga marinha especializada em biodiversidade e conservação marinha. A sua ligação com tartarugas marinhas começou em 2012, quando participou num voluntariado em Cabo Verde. Em 2015, realizou a sua tese de mestrado sobre as tartarugas marinhas da ilha de São Tomé e desde então integrou a equipa do Programa Tatô, onde tem vindo a adquirir experiência em monitorização e pesquisa, educação ambiental, reabilitação e primeiros socorros em tartarugas marinhas. Atualmente é Responsável de Seguimento Técnico e de Turismo do Programa Tatô.

Coordenadora Técnica

Maria Branco

70223811_10157193050751014_5234952091667
JC.jpg

Jorge Carvalho

Conselheiro Técnico

Engenheiro de Pescas e um dos fundadores da MARAPA e da Associação Programa Tatô. Nos últimos 20 anos ele tem estado envolvido na implementação de vários projetos de gestão e pesquisa de recursos pesqueiros em São Tomé e Príncipe. Graças à sua vasta experiência na conservação e pesquisa de tartarugas marinhas, foi o ponto focal nacional do Programa Regional de Conservação de Tartarugas Marinhas (PROTOMAC) e coordenou o Programa Tatô de 2003 a 2010. Hoje, é o Diretor Executivo da MARAPA, Presidente da Assembleia Geral e Conselheiro Técnico do Programa Tatô.

Elisio_edited.jpg

Elísio Neto

Conselheiro Técnico

Biólogo marinho com larga experiência na gestão de recursos pesqueiros e associativismo das comunidades piscatórias de São Tomé e Príncipe. É um dos membros fundadores e secretário executivo da MARAPA. Nos últimos 20 anos tem estado envolvido na implementação de projetos de gestão das pescas no país. Paralelamente, possui bastante experiência no campo da biologia e conservação das tartarugas marinhas, uma vez que foi supervisor da equipa técnica do Programa Tatô de 2003 a 2013. É membro cofundador do Programa Tatô, Presidente do Conselho Fiscal e Conselheiro Técnico. 

PARTICIPE

São várias as formas de se tornar parte deste Projeto e prestar o seu apoio na conservação das tartarugas marinhas e dos ecosistemas marinhos.