top of page

SOBRE NÓS

Conheça mais sobre o nosso trabalho, a nossa história,

a nossa estratégia e as atividades que desenvolvemos.

sobre nós

Em 1998, a ECOFAC, o Programa de Conservação da Biodiversidade e dos Ecossistemas da África Central, financiado pela União Europeia, criou o PROGRAMA TATÔ, com o intuito de melhorar o estado de conservação das tartarugas marinhas em São Tomé e Príncipe. Mas em 2002, a ECOFAC passou a coordenação do Programa Tatô para a recente criada organização dedicada ao ambiente marinho, a MARAPA (Mar, Ambiente e Pesca artesanal). Durante anos, a MARAPA contou com o apoio de diversas organizações nacionais e internacionais. Ao longo destes anos a equipa do Programa Tatô foi crescendo e a equipa de coordenação deste projeto foi tomando forma.

20 anos mais tarde, em 2018, tudo mudou, e o Programa Tatô deixou de ser apenas um projeto. A equipa de coordenação com o apoio e incentivo dos seus parceiros técnicos e financeiros decidiu dar mais autonomia e sustentabilidade a este programa e criou uma ONG internacional, a ASSOCIAÇÃO PROGRAMA TATÔ, mantendo assim o nome, já conhecido por todas as comunidades, autoridades nacionais, sociedade civil, assim como internacionalmente.

turtle-1890662_1920.jpg

1998

Criação do PROGRAMA TATÔ pela ECOFAC, sendo em 2002 assumida a sua coordenação pela ONG MARAPA, com o intuito de proteger as tartarugas marinhas.

2012

Pareceria com a ONG portuguesa A.T.M

2018

Criação da ONG internacional Associação Programa Tatô

a nossa

estratégia

UMA ABORDAGEM INTEGRADA QUE VISA O ENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES LOCAIS.

Considerando os desafios que a conservação das tartarugas marinhas enfrenta, adotamos uma abordagem integrada essencial para melhorar a proteção e a gestão sustentável dos principais habitats das tartarugas marinhas (praias de nidificação e áreas de alimentação no mar), através do envolvimento dos principais intervenientes nacionais na conservação e de jovens biólogos e conservacionistas em início de carreira nas atividades do Programa Tatô, através do reforço de capacidades, mas também através do desenvolvimento de meios de subsistência alternativos ligados à valorização do não-consumo de tartarugas marinhas e do aumento da conscientização das comunidades costeiras.

Descubra mais:

53192349_999834270216604_1911106755610279936_n.jpg

Conheça a nossa equipa

20210914_063824334_iOS.heic

Conheça o nosso trabalho

IMG_5409.JPG

Conheça os nossos parceiros

PARTICIPE

São várias as formas de se tornar parte deste Projeto e prestar o seu apoio na conservação das tartarugas marinhas e dos ecosistemas marinhos.

bottom of page