top of page

Os nossosparceiros

O Programa Tatô é o resultado do trabalho, dedicação e colaboração de todos os sectores da sociedade, desde os pescadores, às palaiês (peixeiras), suas famílias e as suas comunidades, autoridades nacionais, sociedade civil, equipa de técnicos e pesquisadores do Programa, dos jornalistas e dos meios de comunicação que divulgam e promovem a mensagem e o trabalho de conservação das tartarugas marinhas na ilha de São Tomé e na Guiné-Bissau. Também é fundamental a contribuição dos nossos parceiros nacionais e internacionais; de organizações não governamentais; das empresas privadas; das autoridades nacionais e das câmaras distritais.

O nosso principal parceiro técnico em São Tomé é a MARAPA. Membro fundador do Programa Tatô com quem coordenamos de mãos dadas as atividades de conservação das tartarugas marinhas, sendo também um parceiro chave na representação institucional do Programa Tatô ao nível nacional. Nunca nos poderemos esquecer que foi a MARAPA quem deu os primeiros passos na proteção das tartarugas marinhas em São Tomé e Príncipe e que tomou agora a iniciativa de criar esta nova organização, a Associação Programa Tatô. 

O Programa Tatô conta com diversos apoios financeiros, em especial a U.S. Fish and Wildlife Service e o Oceanário de Lisboa, que nos têm acompanhado nos últimos anos e que nos dão um apoio técnico e financeiro fundamental.

Contamos ainda com donativos de empresas portuguesas e de organizações internacionais, fãs da nossa causa e que ajudam o Programa Tatô a proteger as tartarugas marinhas e a melhorar a qualidade de vida das comunidades costeiras.

Para a participação nos esforços de conservação das tartarugas marinhas nas ilhas Bijagós, o Programa Tatô recebe também financiamentos do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas da Guiné-Bissau – IBAP, no quadro de um projeto financiado pela Fundação MAVA.

A sustentabilidade do Programa Tatô depende da participação colectiva e da colaboração de todos, permitindo-nos contribuir para um mundo mais justo, onde o desenvolvimento humano e o respeito por todas as formas de vida andam lado a lado e de mãos dadas.

O Programa Tatô é o resultado do trabalho, dedicação e colaboração de todos os sectores da sociedade (...)

bottom of page