mapeamento do fundo marinho
da ilha de são tomé
Caracterização dos diferentes fundos marinhos e habitats ao redor da ilha de São Tomé contribuindo para a implementação de uma rede de Áreas Marinhas Protegidas.
Em parceria com:
O Programa Tatô percorreu várias zonas costeiras da ilha de São Tomé, nomeadamente a zona Sul, Sudoeste e Este, efetuando transetos submarinos para mapear e caracterizar o substrato marinho destes litorais até uma profundidade máxima de 25 metros.
Estas ações nas zonas Sul, Sudoeste e Este foram realizadas no âmbito do projeto “Criação de uma rede de áreas marinhas protegidas (AMPs) em São Tomé e Príncipe através de uma abordagem de cogestão de pescas”, financiado pelo Blue Action Fund e implementado pela Oikos, a MARAPA, a Fundação Príncipe e a Fauna e Flora International.
O Programa Tatô é parceiro na implementação deste projeto, e tem contribuído através da partilha de dados científicos, na elaboração do mapa de caracterização dos habitats submarinos do sul da ilha de São Tomé e participou nas reuniões de Assembleia de cogestão sustentável das pescas que serviram de espaço de diálogo, negociação e tomada de decisão, medidas essenciais para identificar áreas prioritárias de conservação da biodiversidade marinha.
principais resultados
x
transectos efetuados
x
habitats identificados
3
áreas distintas